Sociedad y ciencias sociales
Sobrinho Simões, Manuel
Numa linguagem acessível às pessoas sem formação médica, este livro procura responder às perguntas básicas do universo da oncologia. O que é o cancro? Quantas doenças cancerosas distintas se albergam sob a designação geral de «cancro»? Como se originam os cancros a partir das lesões pré-cancerosas? (...)
María José Tiberius Molina
María José Tiberius Molina
Coutinho dos Santos, Mário
O presente ensaio reflecte, numa linguagem, tanto quanto possível, despojada de considerações teóricas e de complexidades de natureza técnica, sobre o tema do dinheiro. Aborda, designadamente, as questões relacionadas com o aparecimento, a existência e o papel que o dinheiro desempenha numa (...)
Figueiras, Rita
Uma vez trouxe um leitão para o estúdio. Noutra, foi uma torta gigante e o respectivo pasteleiro. Com um discurso pedagógico e simples e dotes de entertainer, Marcelo Rebelo de Sousa democratizou o acesso à opinião esclarecida e massificou um produto de nicho. Durante 15 anos, a sua aparição (...)
Mithá Ribeiro, Gabriel
Nas sociedades ocidentais da actualidade, muito mais do que limitações ao nível dos recursos materiais e humanos, é no domínio cultural ou ideológico que residem os maiores bloqueios. Um dos mais importantes factores explicativos dessa situação é a herança secular do materialismo dialéctico que, ao (...)
Vieira, Maria Do Carmo
Em O Ensino do Português salienta-se a existência de uma certa pedagogia encarada como inovadora, mas que, na verdade, se baseia na aplicação de teorias da educação ultrapassadas. Instalada oficialmente no Ensino, desde 2003, reflectiu-se nos curricula, fomentando de forma leviana a rivalidade (...)
Queiró, João Filipe
A Educação, uma bandeira de líderes políticos e sociais. Nela, os portugueses vêem claramente o ensino básico e secundário. Porém, ao tentar distinguir o ensino superior, as coisas percebem-se menos bem. Quando o futuro do país está na Educação, conhecer as universidades e as escolas superiores — (...)
Valente Rosa, Maria João
Todos envelhecemos, por isso o envelhecimento individual (de cada um de nós) faz parte do nosso quotidiano. Porém, começámos recentemente a ser confrontados com um outro envelhecimento, de tipo colectivo: o envelhecimento da população em geral. A população envelhece porque a Humanidade cresceu em (...)
Maria de Fátima da Fonseca Quelhas Barbosa Figueiredo
O envelhecimento foi, desde sempre, motivo de reflexão do ser humano. Porém, ao longo do tempo, o conceito de envelhecimento e as atitudes perante o idoso têm vindo a mudar refletindo, por um lado, o nível de conhecimentos sobre fisiologia e anatomia humanas, por outro, a cultura e as relações (...)